Pare de espiritualizar tudo!

  • 08/05/2025
Pare de espiritualizar tudo!
Pare de espiritualizar tudo! (Foto: Reprodução)

Amados irmãos, a paz do Senhor. Desde sempre sou cristão pentecostal. Só consigo viver o cristianismo de dentro da hermenêutica pentecostal. Essa coisa do “Evangelho inflamado no poder do Espírito Santo” me fascina. Jamais seria cristão de outra forma. É o mesmo que provar as delícias da culinária mineira e depois aceitar qualquer prato. É complicado!

Sempre servi ao Senhor Jesus Cristo, de dentro da Assembleia de Deus, e, pretendo entrar no céu, de dentro da AD. E por isso, ao longo dessa minha curta vida — pouco mais de quarenta anos — vi coisas que são pra lá de bizarras. Ensinos que nunca tiveram compromisso com as Escrituras, muito menos com as Doutrinas Fundamentais. Esse artigo não tem a finalidade de maldizer a AD, jamais o faria! Eu amo a AD.

Mas não posso fechar os olhos para coisas bizarras que vêm acontecendo no nosso meio – e posso incluir as adjacências pentecostais nesse pacote de loucuras – aliás, quem nunca ouviu nos anos 1990 que a Xuxa tinha um pacto com o demônio? Quem nunca viu nada bizarro do boneco Fofão? Aquele bochechudo, quem se lembra? E a televisão que era do Diabo? Quanta perseguição interna tiveram os chamados “atletas de Cristo” pois até o esporte era demonizado. Tudo era do demônio!

Mas isso não mudou. Eu pensava que essas chocarrices iam ficar para trás, mas o tempo passa e o povo continua idiotizado. Não melhora, não cresce, não abre os olhos… Vive num mundinho se comportando como “Zé Povinho”. E nada me intriga mais do que gente com mente pequena.

Nos últimos dois anos (2024-2025), duas cantoras norte-americanas estiveram no Brasil para um megashow na icônica praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Aliás, esse é o evento: “Todo mundo no Rio”. Bastou anunciar o nome da primeira cantora para as redes sociais virarem de cabeça para baixo!

A Igreja, com baixo teor bíblico, foi inundada de sofisma a respeito de um tal de “portal que seria aberto invocando demônios no show da Madonna”. “Endemoninhada e escrota” foram as palavras mais brandas para se referirem à cantora que se apresentou em 2024 (reunindo 1,6 milhão de pessoas no encerramento da Celebration Tour).

Em 2025, a coisa se repetiu, a endemoniada da vez é a multiartista Lady Gaga. Pronto! A internet bugou novamente com um tanto de post sobre o “culto invocando demônios que Gaga faria no Rio”.

Será que a Igreja Brasileira se esqueceu que não precisamos de nenhum artista gringo vir ao Brasil para invocar demônios? Basta ir em algumas igrejas para ver que se o demônio for embora, aqueles lugares vão falir. Basta ir nas favelas do Rio, São Paulo ou Minas, nos chamados “bailes” — e você vai ver o que é a operação do maligno.

Não precisa invocar demônios quando a carnalidade governa a grande maioria dos púlpitos que se dizem cristãos no Brasil. Já diziam os padres medievais, o demônio está na porta das igrejas impedindo o povo adentrar para a presença de Deus: com tantos empecilhos, tantos costumes, tanto legalismo…

A última que vimos é a obrigatoriedade do “não uso de barbas para pastores da AD” — é isso não foi dito por uma pessoa qualquer.

É verdade que o meu artigo não quer sair em defesa das cantoras citadas. Independente de suas condutas pessoais, é inegável que são grandes nomes da arte mundial, e é histórico para o país, recebê-las. A Igreja, por sua vez — por não apreciar a arte pop — não necessariamente precisa demonizá-la. Se não canta para Jesus, está cantando para o diabo…

Irmão, em nome de Jesus, qual o registro bíblico de Paulo e seus amigos repreendendo a cultura greco-romana de seu tempo? Onde nas Escrituras, a Bíblia nos ensina a ser “sem cultura”. Evidentemente, ninguém é obrigado a gostar deste ou daquele artista, mas demonizá-lo, já é demais. Fica feio! Mostra uma igreja empobrecida do amor de Deus. Essa pressa em dizer que fulano ou beltrano vai para o inferno?! Onde está a ordem bíblica para fazer tal coisa? A Igreja de Cristo é a enunciadora do “amor de Deus revelado em Jesus Cristo”. Sim, Jesus nunca repreendeu a arte.

A missão de Jesus Cristo tem a ver com uma vida transformada — de dentro para fora. Não apenas de vestimentas, estilo ou cultura. Mas de atitudes, tão profundas quanto verdadeiras. Sem máscaras, sem fachada, em Espírito e verdade. Não precisamos forçar o Livro do Apocalipse a cumprir com interpretações equivocadas, atribuindo o simbolismo daquele livro a este ou aquele. Basta! Toda a Palavra está se cumprindo. Se acalma, deixa a Palavra fazer o seu papel, ela não precisa de ajuda.

É tempo de voltar à essência do Evangelho, pois essas meninices já deram, né? Com tanto conhecimento disponível a Igreja, porque voltarmos às idiotices que sempre nos expõem ao ridículo. Tanta teologia, centenas de modelos de Bíblias de Estudos… e o povo, que gasta milhões com aquisição destes materiais, continua com uma espiritualidade pobre, amargurada, e… que condena! Não vejo o Senhor Jesus preocupado com os artistas, mas com a hipocrisia vinda de dentro do Templo. Não seria esse o modelo que devíamos imitar?

Que Deus nos ajude!

 

Daniel Santos Ramos (@profdanielramos) é professor, possui Licenciatura em Letras Português-Inglês (UNICV, 2024) e bacharelado em Teologia (PUC MINAS, 2013). Pós-graduado em Docência em Letras e Práticas Pedagógicas (FACULESTE, 2023). Mestre em Teologia (FAJE, 2015). Atualmente é colunista do Portal Guia-me, professor de Língua Portuguesa no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio e de Língua Inglesa no Ensino Fundamental (ll) da SEE-MG, professor de Teologia no IETEB e professor de Português Instrumental do IE São Camilo. Escreveu dois livros, "Curso de Teologia: Vida com Propósito" (AMOB, 2023) e "Novo Curso de Teologia: Vida com Propósito (IETEB, 2025). Além de possuir mais de 20 anos de experiência na ministração da Palavra. É membro da Assembleia de Deus em Belo Horizonte (desde sempre), congrega no Templo Central.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Sobre as polêmicas do garoto Miguel Oliveira

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/daniel-ramos/pare-de-espiritualizar-tudo.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes