Estudo revela que ‘burnout’ e conflitos levam um terço dos pastores a deixar o ministério

  • 20/08/2025
Estudo revela que ‘burnout’ e conflitos levam um terço dos pastores a deixar o ministério
Estudo revela que ‘burnout’ e conflitos levam um terço dos pastores a deixar o ministério (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa recente revelou que cerca de um terço dos pastores que deixam o ministério citam esgotamento ou conflito como principais motivos para a decisão.

O relatório da Lifeway Research, divulgado na última semana, analisou respostas de ex-pastores de quatro denominações protestantes — Assembleias de Deus, Igreja do Nazareno, Igreja Wesleyana e Convenção Batista do Sul — a fim de entender por que abandonaram o ministério pastoral.

Entre os entrevistados, 40% afirmaram ter deixado o ministério por causa de uma “mudança de vocação”, sendo este o motivo mais citado. 

Em seguida, vieram os conflitos dentro da igreja (18%) e o esgotamento (16%). Outros fatores mencionados foram problemas familiares (10%), dificuldades financeiras (10%), doenças (6%), incompatibilidade com a congregação (6%), questões denominacionais (4%) e até mesmo o fechamento de igrejas durante a Covid-19 (3%).

O estudo destacou que quase metade dos que saíram por conflitos (45%) havia enfrentado desafios significativos no último ano de ministério. 

No total, 87% dos ex-pastores disseram ter enfrentado “conflitos em algum momento em sua última congregação”, com 56% atribuindo isso a mudanças propostas e 49% relatando ter sofrido ataques pessoais.

‘Continuam servindo, mas em funções diferentes’

Sobre o tempo de serviço, o estudo revelou que 43% dos entrevistados atuaram como pastores em apenas uma igreja antes de sair, e outros 43% permaneceram servindo como pastor sênior por até 10 anos ou menos antes de sair.

A Lifeway também informou que, apesar de deixarem o cargo de pastor, 53% dos entrevistados afirmou que continuam trabalhando no ministério, mas em funções diferentes.

A pesquisa foi realizada online entre 6 de maio e 6 de julho, com 730 ex-pastores. A Lifeway Research já havia conduzido estudo semelhante em 2021, que descobriu que 32% dos ex-pastores citaram uma "mudança de chamado" como motivo para sair, enquanto 18% dos entrevistados citaram conflitos em sua igreja e 13% citaram esgotamento.

Segundo o Instituto Hartford de Pesquisa Religiosa, 53% dos pastores nos Estados Unidos afirmaram ter considerado seriamente abandonar o ministério ao menos uma vez desde 2020, em grande parte devido às dificuldades enfrentadas pela Igreja durante e após a pandemia.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/estudo-revela-que-burnout-e-conflitos-levam-um-terco-dos-pastores-deixar-o-ministerio.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes