Estudo: Pessoas engajadas em suas igrejas possuem menor nível de estresse e solidão

  • 19/08/2025
Estudo: Pessoas engajadas em suas igrejas possuem menor nível de estresse e solidão
Estudo: Pessoas engajadas em suas igrejas possuem menor nível de estresse e solidão (Foto: Reprodução)

Uma nova pesquisa revelou que congregar em uma igreja é benéfico não apenas para a vida espiritual, mas também para a saúde física e emocional.

O estudo “Estado da Bíblia”, realizado pela Sociedade Bíblica Americana nos Estados Unidos, mostrou que pessoas engajadas na sua igreja local apresentam menos estresse, ansiedade e solidão do que aqueles que frequentam pouco ou não frequentam uma igreja.

A pesquisa, divulgada na semana passada, entrevistou americanos e os classificou em níveis de engajamento na igreja: alto, médio e baixo.

O relatório definiu como engajamento o "envolvimento de um indivíduo na vida, missão e comunidade de uma igreja local" e "aprender e crescer na fé, relacionamentos significativos com as pessoas na igreja e uso ativo dos dons no trabalho da igreja".

Os pesquisadores afirmaram que a diferença na saúde mental entre os grupos foi grande. Os entrevistados que congregam regularmente em uma igreja relataram níveis de estresse quase 40% mais baixos.

Maior senso de esperança

O sentimento de solidão nesse grupo também cai cerca de 20%, enquanto seu senso de esperança para o futuro aumenta quase 20%.

"Se você está envolvido o suficiente na igreja para dirigir o programa de Natal das crianças, pode argumentar que o envolvimento da igreja leva a mais estresse e ansiedade. No entanto, nossa pesquisa descobriu que, em geral, o alto envolvimento da igreja está associado a menor estresse e ansiedade, bem como menos solidão e maior esperança", afirmou o estudo.

Assim como a leitura da Bíblia, ter comunhão com os irmãos da igreja local faz bem para a saúde.

"A vida das pessoas melhora quando elas se envolvem com sua igreja – não apenas frequentando, mas usando seus dons, desenvolvendo relacionamentos e aproveitando as oportunidades para crescer espiritualmente", comentou John Farquhar Plake, diretor de inovação da Sociedade Bíblica Americana.

Desigrejados

Apesar dos benefícios, muitos cristãos não estão participando ativamente em sua igreja e cerca de metade não está frequentando uma congregação nos Estados Unidos, conforme o novo estudo.

Cerca de 64% dos americanos se identificam como cristãos, mas apenas 55% afirmaram ter frequentado a igreja nos últimos seis meses. Já 45% dos cristãos nunca frequentam a igreja.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/estudo-pessoas-engajadas-em-suas-igrejas-possuem-menor-nivel-de-estresse-e-solidao.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes